Como solicitar o ETA para o Reino Unido? A autorização para viajar
- EmiLou
- 24 de fev.
- 5 min de leitura
Uma das mudanças mais importantes que o ano de 2025 nos traz é a implementação da autorização ETA para viajar para o Reino Unido. Este novo sistema de entrada de turistas será um procedimento essencial para a grande maioria das pessoas que planejam viajar para Londres ou para qualquer outro lugar do Reino Unido.
Neste guia damos todas as informações de como solicitar o ETA para o Reino Unido. Ensinaremos detalhadamente como é o processo para solicitá-lo sem dificuldades e tentaremos tirar algumas das dúvidas mais frequentes dos viajantes.
O que é autorização ETA?
A ETA é o nome dado, em inglês, à Autorização Eletrónica de Viagem, um novo sistema de registo de entrada para turistas que pretendam aceder aos quatro países que compõem o Reino Unido: Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia.
A primeira coisa que devemos saber é que o ETA não é um visto. Pelo contrário, trata-se de um requisito ou autorização, vinculado ao passaporte, cuja finalidade é ter um registro eletrônico das entradas e movimentação de viajantes pelo país. Esta aplicação custa £10 e destina-se a substituir antigos métodos analógicos, como os dados de levantamento recolhidos em pontos de acesso em portos e aeroportos, que forneciam dados imprecisos.

Outros sistemas que funcionam de forma semelhante são o ESTA para os Estados Unidos e o ETIAS para a UE e o Espaço Schengen.
Outro objetivo da ETA é melhorar a segurança das fronteiras. Desta forma, o Governo Britânico poderá selecionar quem entra no país. Além de ser uma espécie de "firewall dissuasor" contra possíveis criminosos.
Uma vez obtido, o ETA permite:
Que você fique até 3 meses no Reino Unido para trabalhadores criativos.
Que você fique até 6 meses para turismo, estudos, negócios ou visita de familiares ou amigos.
Tráfego aéreo no Reino Unido (Conexão/escala).
Quando entra em vigor a ETA e quem deverá solicitar?
A breve explicação é que apenas turistas de países isentos de visto precisam dele. Mas é melhor começarmos pelo início.
Na realidade, o sistema ETA não é totalmente novo, pois está em funcionamento desde novembro de 2023 exclusivamente para turistas do Qatar. Em fevereiro de 2024, juntaram-se a ele os Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Arábia Saudita, Bahrein e Omã.
Mas a partir do ano de 2025 que está sendo aplicado aos restantes dos países. Para nós Brasileiros já está em vigor!
O processo será realizado em duas fases:
Os turistas que desejam entrar no Reino Unido precisam solicitar o ETA:
América: Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Granada, Guatemala, Guiana, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago e Uruguai.
África: Botsuana, Maurícias e Seicheles.
Ásia: Brunei, Coreia do Sul, Hong Kong, Israel, Japão, Macau, Malásia, Maldivas, Papua Nova Guiné, Singapura e Taiwan.
Oceania: Austrália, Kiribati, Ilhas Marshall, Estados Federados da Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga e Tuvalu.
Turistas de países da União Europeia bem como de Andorra, Cidade do Vaticano, Islândia, Liechtenstein, Mônaco, Noruega, São Marino e Suíça precisarão dele a partir de 2 de abril, podendo solicitá-lo a partir de 5 de março.

Quem não precisa do ETA?
As únicas pessoas isentas de solicitar o ETA são:
Cidadãos britânicos da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte ou País de Gales.
Súditos britânicos das Ilhas Virgens Britânicas, Bermudas, Ilha de Jersey, Gibraltar, Ilhas Malvinas, Ilha de Man e outros Territórios Britânicos Ultramarinos.
Pessoas sob a proteção do governo britânico. Ou seja, antigos protetorados e trustes, como alguns atóis no Pacífico ou Zanzibar.
Cidadãos da Irlanda, exceto proibição judicial.
Viajantes de países que exigem visto para o Reino Unido.
Como solicitar o ETA para o Reino Unido?
O processo de solicitação do ETA é realizado por meio do site oficial do governo britânico ou do aplicativo móvel UK ETA App.
O primeiro passo é verificar se é seu direito solicitá-lo. Você pode fazer isso neste link.
Após o download do aplicativo, você precisará de:
Uma foto digital de passaporte
Passporte nacional válido
Um e-mail.
Um método de pagamento. Pode ser por cartão de crédito, cartão de débito, Google Pay ou Apple Pay.
Em seguida, preencha o formulário de solicitação, fornecendo suas informações pessoais e do passaporte, além de fazer o upload de uma foto recente. Também será necessário responder às perguntas de segurança e pagar a taxa de inscrição online.
Após enviar sua solicitação de ETA, você receberá um e-mail de confirmação no endereço informado.
O sistema analisará automaticamente seus dados em diversos bancos de segurança do Reino Unido e internacionais para verificar sua elegibilidade para obter o ETA e viajar para o país.
Neste link você tem todos os passos explicados detalhadamente um por um.
Depois de tudo coberto e pago o custo de £10, no prazo máximo de 3 dias úteis (exceto em alguns casos) receberá um email com a resolução do seu pedido. Automaticamente, os pedidos aprovados ficarão vinculados ao passaporte apresentado.
Pelas experiências que outros viajantes nos contaram, na maioria dos casos não demora mais de 30 minutos para ser aprovado.
O período de validade de um ETA aprovado é de 2 anos. Durante esse período você poderá viajar para o Reino Unido quantas vezes desejar.
⚠️ Importante! Se o seu passaporte expirar dentro desses 2 anos, será necessário solicitar um novo ETA.
❗ Atenção: Existem muitos sites falsos aparecendo nas buscas do Google, como etauk.co.uk, que cobram £78 pelo processo. O único site oficial é o gov.uk, onde o ETA custa apenas £10 – nada mais!
Se você for vítima de um golpe, a melhor solução é solicitar novamente pelo site oficial para garantir que sua autorização seja legítima e válida. Fique atento e evite problemas! 🚨
Depois de ter conseguido o ETA, você pode começar a organizar sua viagem…
Nós as Irmãs Viajantes queremos ajudá-lo a organizar a sua viagem a Londres e torná-la uma experiência inesquecível. Em nosso site EmiLou Day by Day mostramos e fornecemos dicas e ferramentas que vão te ajudar no seu planejamento:
Aprenda sobre os melhores lugares para hospedar-se em Londres. Conheça os bairros mais centrais da cidade, seus principais atrativos turísticos e alguns dos hotéis que mais gostamos nós e centenas de viajantes que visitaram Londres conosco.
Iremos aconselhá-lo sobre restaurantes, pubs e mercados onde poderá saborear pratos de qualquer parte do mundo. Principalmente os melhores lugares para comer pratos típicos de Londres.
Mostramos as melhores maneiras de ir dos aeroportos ao centro de Londres.
Como você pode ver, esse procedimento não é nada complicado e não deve ser um problema na hora de planejar sua próxima viagem a Londres. Esperamos ter ajudado você a entender o novo sistema e esperamos vê-lo em breve visitando este lindo país.
Se você tiver algum, deixe-nos seu comentário abaixo e tentaremos ajudá-lo no que pudermos.
Comments